“Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.” A célebre reflexão atribuída a Heráclito, filósofo pré-socrático, nos convida a pensar sobre a impermanência da vida. As águas mudam continuamente, assim como nós. O tempo transforma nossas experiências, nossos sentimentos e a maneira como enxergamos o mundo. Mas o que acontece com aquilo que, mesmo pertencendo ao passado, continua vivo em nós?
Em Foi um Rio que Passou em Minha Vida, Paulinho da Viola nos oferece uma imagem que dialoga profundamente com essa questão. O rio representa o samba, a Portela, as experiências e os afetos que marcaram sua trajetória. Embora a passagem do tempo seja inevitável, certas experiências não desaparecem: tornam-se parte da nossa identidade. O rio passou, mas deixou algo que permanece.
Essa reflexão nos aproxima de Santo Agostinho, que, em Confissões, investiga a relação entre tempo e memória. O passado já não existe como acontecimento presente, mas permanece em nós por meio das lembranças. Recordar, entretanto, não significa simplesmente retornar ao que aconteceu. Significa também reinterpretar nossa história a partir de quem nos tornamos.
A psicanálise amplia essa discussão ao mostrar que nossa relação com o passado não é estática. Experiências antigas continuam produzindo efeitos no presente, muitas vezes sem que tenhamos plena consciência disso. Ao longo da vida, podemos atribuir novos significados ao que vivemos. Não mudamos os acontecimentos, mas podemos transformar nossa maneira de nos relacionarmos com eles.
Nietzsche também nos ajuda a pensar a existência como um processo de transformação. Talvez não sejamos seres prontos, dotados de uma identidade imutável, mas pessoas que se constituem ao longo do caminho. Isso não significa que sejamos inteiramente diferentes a cada instante, mas que nossa identidade se constrói entre permanências, rupturas e mudanças.
E aqui surge uma questão filosófica: se estamos sempre mudando, o que faz com que continuemos sendo nós mesmos? Nossa memória? Nossa história? Os vínculos que estabelecemos? Ou a maneira como atribuímos sentido às experiências que nos atravessam?
Talvez a resposta esteja na própria imagem do rio. Suas águas seguem adiante, mas seu percurso deixa marcas nas margens. Também nós somos transformados pelo que vivemos. Algumas experiências ficam para trás; outras continuam correndo dentro de nós, influenciando nossas escolhas, nossos afetos e nossa maneira de existir.
O rio de Heráclito nos ensina que tudo flui. O rio de Paulinho da Viola nos lembra que aquilo que passou pode continuar presente. Entre a impermanência e a memória, encontramos uma das questões mais fascinantes da existência humana: não somos os mesmos de ontem, mas também não somos inteiramente separados daquilo que fomos.
Afinal, há rios que deixamos para trás, rios aos quais desejamos voltar e rios que, mesmo sem percebermos, continuam correndo dentro de nós.
Referências bibliográficas
AGOSTINHO, Santo. Confissões. Petrópolis: Vozes, 2015.
HERÁCLITO. Fragmentos contextualizados. Tradução, apresentação e comentários de Alexandre Costa. São Paulo: Odysseus, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
VIOLA, Paulinho da. Foi um Rio que Passou em Minha Vida. Rio de Janeiro: Odeon, 1970. (Álbum).

Deixe um comentário